CAPIVARI

quarta-feira, 17 de novembro de 2010 |

SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI

Centro de Controle de Zoonoses de Capivari recolhe animal vítima de maus tratos

O Centro de Controle de Zoonoses de Capivari, antigo Canil/Gatil Municipal, recolheu na última semana um cachorro macho vítima de maus tratos. O animal havia sido acorrentado por um arame durante dias e acabou tendo parte da pele da região do pescoço cortada.
Os cortes gerados pelo arame acabaram criando “bicheiras” que vinham consumindo o animal.
A proprietária do cão, acionou o Centro de Controle de Zoonoses afirmando que o animal pertencia a um vizinho. No local, os agentes públicos identificaram que o cão pertencia à denunciante.
Após o recolhimento do animal, os agentes públicos seguiram até a delegacia de polícia onde foi aberto boletim de ocorrências contra a proprietária do animal, que responderá processo judicial  onde serão investigados os maus tratos.
O animal foi levado ao Centro de Controle de Zoonoses de Capivari onde recebeu a tratamento médico veterinário e medicação adequados para o caso.

Posse Responsável
O Centro de Controle de Zoonoses de Capivari iniciou na última quarta-feira, 10, a Campanha “Posse Responsável” e a importância da castração para impedir o crescimento descontrolado da população de animais. Esta campanha está sendo trabalhada com efetiva atuação entre os alunos estudantes nas escolas municipais, com a realização de um concurso de redação e com a conscientização aos munícipes para que abandonos e maus tratos sejam evitados em Capivari.

Governo de Capivari promove Campanha “Fique Sabendo” de prevenção ao HIV

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde através do setor de DST / Aids / HIV está promovendo até o dia 01 de dezembro, dia Mundial de Combate à Aids, a Campanha Fique Sabendo do Governo do Estado, que consiste em incentivar a população a realizar testes de HIV, como uma atitude de preocupação com a saúde e promoção da qualidade de vida.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje, no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da doença.
O teste de aids não deve ser feito a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficientes a serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, existem exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos. 
Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma sigilosa e gratuitamente. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que são unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.
Em Capivari, os testes da Campanha “Fique Sabendo” podem ser feitos por qualquer pessoa, de qualquer idade, em todos os postos de saúde, até o dia 01 de dezembro das 7h às 16h.
No dia 01 de dezembro a equipe de coleta estará em frente ao paço municipal realizando uma