CAPIVARI

sábado, 10 de novembro de 2012 |

OS ABUTRES DE PLANTÃO


OS ABUTRES ATACAM RIO DAS PEDRAS E MOMBUCA

Os famosos filósofos políticos brasileiros chamados Paulo Maluf e o falecido Orestes Quércia sempre falaram que “amigo é amigo, inimigo é inimigo”. Os dois sempre se deram bem na política porque tinham esse princípio básico em suas profissões.

As eleições municipais se encerraram no dia 07 de outubro e nem bem os vitoriosos acabaram de comemorar as contendas os abutres que até então estavam em cima do muro ou era de outra facção política já abriram as suas asas e já estão tentando pular no barco que administrará quatro anos as respectivas cidades.

A covardia é tanta que vamos citar um exemplo acontecido em Mombuca no ano passado: Quando houve aquela batalha política em abril de 2011 entre o atual prefeito contra o presidente Neto da Câmara e do vereador Walter de Moraes, onde tinha troca de acusações, os jornais e algumas emissoras de rádios davam ênfase favorável ao alcaide e ignoravam o outro lado.

A FOLHA REGIONAL foi o único órgão de imprensa que havia se posicionado em prol do presidente da Câmara Neto e a do vereador Walter porque conhecia o trabalho de ambos durante muitos anos e sabia que nada de ruim o desabonassem. Numa sessão de câmara por exemplo, numa semana de abril, tivemos que ser escoltado pela polícia, porque o executivo havia mandado um incoerente projeto a Câmara e a maioria dos edis havia votado contra e este jornal começou a ser perseguido porque veiculava toda a verdade contra o prefeito.

Naqueles embates a maioria dos órgãos de comunicação se posicionou a favor do prefeito Poletti mesmo sem analisar a real situação, porque para quem não sabe a cidade de Mombuca foi o município que mais gastou com a imprensa em todo Brasil, para uma população que não chega a cinco mil habitantes é um VERDADEIRO RECORDE MUNDIAL, QUASE MEIO MILHÃO DE REAIS EM OITO ANOS DE MANDATO, FATO ESTE DESTACAREMOS NA EDIÇÃO DE JANEIRO DO ANO QUE VEM.

Aonde estavam os outros órgãos de imprensa que não se encontravam nas sessões de Câmara ? A maioria no colo do alcaide e veiculava matérias contra o presidente Neto e do vereador Walter, inclusive destacando uma grave denúncia contra ambos e que posteriormente foi provado a inocência dos respectivos edis.

Hoje após a vitória incontestável da senhora Ruth chegamos a presenciar alguns proprietários desses veículos de comunicação a entrar em contato com o pessoal que ajudou a vice-prefeita a ganhar as eleições, puxando o saco e querendo alguma boquinha na futura administração.

Em Rio das Pedras não foi diferente, um conhecido jornal que até então tinha um grande vínculo comercial com o Supermercado Defavari, recebe em sua redação com toda a pompa, o Dr. Julio. E um outro órgão de imprensa que também estava junto a Defavari, realizou um editorial tendencioso em prol do possível futuro prefeito.

Ainda para realçar esse tema, um jornal de outra cidade próxima a de Capivari, quando soube que Dr. Julio ganhou as eleições municipais já veiculou uma matéria e disse que vai começar a circular em Rio das Pedras já a partir do ano que vem. Esse mesmo jornal tentou essa proeza em 1998 quando a FOLHA REGIONAL havia entrado na cidade um pouco meses antes daquele ano e não conseguiu o sucesso esperado, porque o povo riopedrense é politizado e percebe quando o jornal é tendencioso apenas pelo dinheiro público.

De vários órgãos de imprensa de Capivari e Rafard que tentaram naquela época realizar trabalho jornalístico em Rio das Pedras, só a FOLHA REGIONAL vingou junto a população riopedrense porque sabe que é o único a colocar no jornal as maracutaias protagonizadas por alguns líderes do Poder Público. Isso para nós é uma tremenda honra.

Muitos empresários e amigos já falaram para nós que o nosso veiculo de comunicação quisesse crescer logo, tem que usar de malandragem, ser prostituto e outros adjetivos baixos. Isso não fazemos de jeito nenhum.

Para citar um recente caso ocorrido no dia 05 de outubro do mês passado, dois indivíduos de Piracicaba veio tentar subornar com trinta mil reais nas mãos (tudo em nota de 100) para que veiculássemos uma matéria de última hora, e tentar enganar os eleitores de Rio das Pedras. Negamos e posterior a isso sofremos ameaças, tanto é verdade que tivemos que ser escoltado no dia da eleição para votar. Podemos ser pobres em bens materiais, mas rico em espírito, é o que prevalece quando partimos desta vida.

Resta saber então, até que ponto esses abutres terão sucesso desejado, isso vai depender dos ganhadores da última contenda, porque quatro anos passa logo e a oposição cresce nesse período, e quando os abutres perceberem que o outro lado está mais forte, abandona novamente o barco e fica com o suposto ganhador.

Essa é a regra básica para quem é mau .............

C.A.M

NOTA: Os ex-prefeitos de Mombuca, José de Oliveira e Dr. Niceias, sempre tiveram princípios de administradores públicos. Os abutres nunca tiveram vez na cidade naquela época, porque os dois alcaides nunca tiveram medo de certos órgãos de imprensa sem credibilidade. Enquanto no outro município, o ex-prefeito Vitório Cezarino foi covardemente traído em 2004 por um órgão de imprensa, onde ele havia ajudado a se instalar em Rio das Pedras e havia crescido graças a Vitório.