RIO DAS PEDRAS

sexta-feira, 3 de agosto de 2012 |

PRIMEIRO LUGAR



RIO DAS PEDRAS: EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

Para que uma cidade seja desenvolvida em todos os segmentos, sem dúvida tem que investir na educação, é o que está acontecendo no município de Rio das Pedras. Nos últimos anos as escolas públicas da cidade receberam sensíveis melhorias, se estruturando para dar o melhor a cada aluno e condições de trabalho a cada professor.

No campo da educação foram investidos em projetos da Central de Cursos visando basicamente os jovens que querem aprender além do estudo básico, cursos técnicos como informática, inglês o principal idioma de comunicação de cada país do globo terrestre, desenho mecânico onde muitas empresas já instaladas no município utilizam essa mão de obra qualificada, e outros segmentos profissionais que compõe uma estrutura básica de desenvolvimento industrial.

Para vir de encontro com toda essa estrutura, Rio das Pedras conta hoje com a maioria de jovens junto a população riopedrense. Segundo dados do IBGE, a Cidade Doçura é representada por mais de 50% de pessoas que conta com menos de 30 anos de idade. Desse total, mais de 7.000 mil estão em idade escolar.

Rio das Pedras atualmente conta com 17 escolas municipais onde nove delas pertencem ao ensino fundamental e mais oito do ensino médio. Pensando nisso, o atual prefeito Marcos Buzetto investiu pesado nesses últimos anos para dar o respaldo necessário tanto para os alunos como também aos professores.

Para se ter uma idéia, segundo o próprio prefeito, todas as escolas possuem internet e lousas digitais. Além disso, os professores possuem os próprios notebooks e a promessa a destacar futuramente os alunos também terão esse primordial equipamento.

Isso quem ganha é toda a sociedade e o próprio município que cresceu substancialmente nos últimos vintes anos. Além disso, as empresas já instaladas na cidade e muitas outras que estão porvir absorverão esse investimento educacional não precisando de mão de obra de outros municípios.

Fazendo um comparativo, em Capivari, muitos capivarianos reclamam que uma cidade de 180 anos de vida muitos jovens têm que procurar outros centros para ganhar um emprego, coisa que em Rio das Pedras esse tipo de coisa não vem acontecendo porque já tem uma base qualificada graças ao investimento pesado na educação realizado nesses últimos anos.

Para provar toda essa realização o prefeito municipal Marcos Buzetto foi até a Coréia do Sul no último mês para trazer novas empresas de médio e grande porte que darão ainda mais um impulso extraordinário no desenvolvimento de Rio das Pedras.

Texto de Marco Antonio Machado