RIO DAS PEDRAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012 |


Parceria entre Prefeitura de Rio das Pedras e CPFL ajuda SAAE a economizar energia elétrica


Uma parceria firmada entre a prefeitura de Rio das Pedras e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) proporcionará uma redução estimada de 63,18 megawatts/hora por ano na cidade. Trata-se do Programa de Eficiência Energética que tem como objetivo implantar a automação em sistemas de bombeamento de água para reduzir o gasto de energia. As obras foram concluídas em julho de 2012. A entrega simbólica do projeto às autoridades e à população foi realizada na quarta-feira, 22 de agosto, no Gabinete do Prefeito Municipal em Rio das Pedras.

“O programa implantado foi muito importante para a cidade, pois uma vez que há economia de energia, o valor poupado pode ser aplicado de outra forma à população”, afirma o prefeito Marcos Buzetto.

O programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem como objetivo promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício para contribuir com a ampliação da reflexão da sociedade sobre o tema e, assim, atuar no desenvolvimento econômico, social e ambiental das áreas nas quais está presente.

A economia de energia alcançada pelos projetos de Eficiência Energética nas oito distribuidoras do Grupo CPFL Energia fará com que as cidades de sua área de concessão deixem de emitir 1.064 toneladas de CO2 na atmosfera.

REDE COMUNIDADE

Outra parceria firmada entre a prefeitura de Rio das Pedras e a CPFL é o Programa Rede Comunidade. Com ela, cerca de 700 famílias rio-pedrenses de baixa renda podem ser beneficiadas. Através do programa, a CPFL realizará visitas residenciais para promover ações específicas de economia energética. A iniciativa realiza a substituição de materiais elétricos antigos por modelos mais econômicos, como geladeiras, chuveiros, instalação elétrica e lâmpadas. Além de oferecer cursos para a redução de energia. 

FOTO: ANDRÉ RODRIGUES

TEXTO: LARISSA MOLINA – JORNALISTA (MTB: 69843/SP)