RIO DAS PEDRAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012 |


EM RIO DAS PEDRAS A NATUREZA PREVALECE

Muito diferente de várias cidades do estado paulista, principalmente da nossa região, Rio das Pedras é um dos poucos municípios que se preocupa com arborização, isso em locais urbanos e centro.

Para fazer um comparativo quase 94% de domicílios de Rio das Pedras existe uma arvore plantada exatamente em frente de uma residência ou próxima da própria casa. Isso representa quase 7.800 domicílios arborizados e apenas de 5% não consta uma planta.  

O setor da Secretaria de Meio Ambiente do município, tem estimulado e incentivando os moradores dessa prática de que é plantando arvores em locais que não existe um verde em lacunas vazias.

Essa iniciativa proporciona demasiadamente uma sensível melhora na purificação do ar rebatendo gases tóxicos. Além disso, melhora a condição de vida de cada cidadão riopedrense, porque numa caminhada ele terá uma sombra a cada pequeno espaço nas ruas e vias da cidade.

Lógico que para plantar alguma arvore existe regra específica para que a planta floresça sadiamente, sem pegar determinadas pestes ou tipo de ervas daninhas que possam provocar algum dano e inibir o seu crescimento. Para isso um técnico da Secretaria do Meio Ambiente orienta de forma correta como combater esse tipo de coisa.

No final da década de 80 do século passado, o jornalista Claudio A. Machado realizou um grande movimento para que a cidade de Rafard fosse toda ela arborizada, infelizmente o profissional de imprensa não conseguiu respaldo necessário junto a grande parte da população como também das autoridades locais. Isso também se estende a Capivari que pelo que sabemos ainda não houve esse tipo de movimento para se plantar arvores em várias localidades do município.

Isso vem provar que o desenvolvimento de uma cidade se mostra como se trata a natureza de perto, não é a toa que em duas décadas Rio das Pedras dobrou de tamanho e se desenvolveu economicamente,  muito mais com relação a outros municípios da nossa região.